“O Senhor reina; tremam as nações. Ele está entronizado entre os querubins, comova-se a terra. O Senhor é grande em Sião e mais elevado que todas as nações.
Louvem o teu nome, grande e tremendo, pois é santo.
E a força do rei ama o juízo; tu firmas a eqüidade, fazes juízo e justiça em Jacó.
Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés, pois ele é santo.”
Sl: 99:1-5
Uma das maneiras de expressar adoração é nos prostrando. Prostrar-se é “Shachah”, no hebraico (fazer-se baixo). Aparece mais de 170 vezes no Antigo Testamento e significa inclinar-se, cair diante de, ajoelhar-se. No versículo 5, é perceptível esse contraste: “ Exaltai ao Senhor (colocar no alto) e prostrai-vos (fazer-se baixo), diante do escabelo do seus pés.” Isso indica a compreensão do senhorio, majestade e autoridade de Deus. Adorá-lo é o mesmo que reconhecê-lo e reconhecer-se - somos pequenos diante do altíssimo, sujeitando nossas forças e saber diante dele.
No Antigo Testamento, dizer “Eu Sou” é como dizer Deus, porque para o judeu Ele é o único que é. Essa postura espiritual quando exercida, se torna o decreto de que existe alguém que governa nossas vidas e que está reinando soberanamente. Quando o versículo 3, fala que Deus é santo, ensina que não pode haver adoração sem santidade. Diante de Seu trono, os querubins e serafins dizem a todo instante: santo, santo, santo. O adorador, deve portanto buscar uma vida de santidade.
Outros termos utilizados para adoração é “Sebomai", que aparece 8 vezes no Novo testamento e tem origem na raiz “Sebas” (Temor) e “Latreia” (servir com devoção, zelo e admiração)e no hebraico, também com mesmo significado, “Abhôdhá”.
No Novo Testamento, existem 59 citações sobre adoração. “Proskuneo”, “pros”= em relação a; “neo”= beijar; palavra que no grego koiné, possui a conotação de homenagear, reconhecer, tributar, beijar a mão ou piso diante de. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” Jo 4:23. Na adoração existe a reverência a prestada entre um servo e senhor, mas também a aproximação e intimidade entre um pai e filho. Adorar em espírito e verdade é o entendimento de que Deus espera algo puro, sincero e não superficial de nossas vidas.
Por Jeter Blaas para Revelação Gospel
Por Jeter Blaas para Revelação Gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário