“ Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito santo seja com todos vós. Amém” (II Co 13:13) Esta é a bênção apostólica dada no final das cartas do apóstolo Paulo aos coríntios, e possui um significado muito profundo para nossa vida espiritual.
A palavra graça vem do termo “charis”, que em grego significa favor imerecido, e se manifesta pela misericórdia, perdão e benignidade de Deus. Mesmo não sendo merecedores, o Senhor está pronto para nos perdoar, santificar e mudar a nossa sorte. A graça para os gregos significava mais do que favor imerecido, mas também beleza, conhecimento e força. É isso que Deus deseja realizar na vida do homem, transformar aquilo que é feio em belo, o débil em sábio e o fraco em forte. Verdadeiramente a fé sem obras é morta, mas não somos salvos pelas obras, e sim, pela fé. Por mais que façamos algo de bom nessa vida, jamais seremos merecedores. A salvação e perdão são por sua infinita misericórdia, ou seja, graça.
As sagradas escrituras nos dizem que “Deus amou o mundo de tal maneira que Ele deu seu único filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). enviou seu filho não para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Este é o amor “ágape” de Deus manifestado pela humanidade. Este termo também vem do grego e se relaciona a amor incondicional, amor doador e absoluto.
O amor de Deus se manifesta em perdão, cura e vida eterna. Nós o reconhecemos quando olhamos para cruz e aceitamos a Cristo Jesus, entendemos o sacrifício que ele fez por nós. E quando isso ocorre nós passamos de criaturas para filhos de Deus.
Por fim, a comunhão vem da palavra “koinonya”, que significa transportar-se, comunicarem-se juntos. Imagine o que seria do mundo sem comunicação e transporte. Seria um verdadeiro caos. O que o Senhor quer nos ensinar é que podemos ter comunhão, nos comunicar com o Espírito Santo. Ele quer ser nosso companheiro, estar a cada dia conosco. Jesus disse em João 16:7-8: “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós, mas se eu for, enviá-lo-ei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” Não estamos órfãos, nem sozinhos. Podemos ter essa companhia do Espírito Santo que nos guiará em todo nosso viver. O meu desejo é que “ O amor de Deus pai, a graça de Deus filho, e a comunhão do Santo Espírito de Deus esteja sobre todos nós hoje e sempre. Amém.
Por Jeter Blaas para o Jornal " Agitação"
Por Jeter Blaas para o Jornal " Agitação"
Queridos Afilhados, o blog ainda é recente. Logo aparecerá entre as pesquisas. Google é um site de buscas que gera um índice pelos mais vistos. Beijos. P.S.: Hoje o PJoTiNha completa 31 anos. Dia 27 é a Tati.
ResponderExcluir